3 dicas para ter equilíbrio emocional no pós pandemia

Teremos um novo cenário com o retorno dos comércios e da nova rotina, estar preparado para novas e bruscas mudanças é extremamente importante.

Um dos propósitos da Visachi é acolher os nossos parceiros e os nossos clientes e, para isso, vamos falar sobre 3 dicas para ter equilíbrio emocional na retomada às nossas rotinas.

Em algumas regiões do Brasil, os comércios estão voltando a ser abertos e as pessoas estão retomando aos poucos às suas rotinas e logo encontraremos um cenário pós-pandemia ou pós-quarentena. Tivemos um novo cenário quando entramos em quarentena e isolamento social, enfrentamos o medo, a ansiedade, a resistência às mudanças e agora, novamente, nos deparamos com um novo cenário, novos hábitos, novas rotinas.

E para falar sobre esse assunto convidamos a especialista em desenvolvimento humano, psicóloga, coach, consteladora sistêmica, escritora e também especialista em EFT (técnica de liberação emocional), Adriana Vicco, fundadora da Avicco Consultores.

Adriana diz que ainda não sabemos quais serão os próximos passos e como isso vai transcorrer dentro do Brasil, mas que sabemos que as coisas não serão como antes, as formas de interações, de vendas e de relacionamentos não serão mais as mesmas. E para nos ajudar nesse processo de readaptação, ela nos dá três dicas:

A primeira é abandonar o vitimismo. “Estamos tratando de uma pandemia que afetou o mundo inteiro, afetou todas as pessoas em graus e formas diferentes, muitas pessoas afetadas financeiramente, muitos lutos sendo vividos, é uma situação diferente de tudo o que já vivemos. E se existe o vitimismo eu perco força, e a melhor coisa a fazer é entender o que está sob o meu controle? Como posso me tornar protagonista neste momento?

E dessa forma, podemos fazer estudos sobre novas formas de vendas, novas formas de se tornar visível e analisar o que é possível fazer neste momento e que está sob o seu controle.” diz Adriana.

O segundo aspecto, para a especialista em desenvolvimento humano, é a resiliência. “Resiliência é eu me manter funcional mesmo apesar da pressão exercida sobre mim. Estamos em um momento de muita pressão, mas ficar estagnado não adianta nada.”

A terceira dica é a aquisição de novos conhecimentos e novas formas de fazer as coisas. Vicco diz que temos que nos reinventar, adquirir conhecimentos e novas habilidades e inspirar as pessoas a fazer o novo. 

Ganhamos uma dica bônus: “Compartilhe o que você tem de bom e o que você tem de conhecimento. Sirva o mundo. Se você já adquiriu novos conhecimentos, se tem um dom, um talento por que não compartilhar?”
Colocando essas três dicas em prática ganharemos muito neste momento, tudo isso será usado e melhor aproveitado quando tudo voltar ao normal.

Acreditamos que nada é por acaso e que sairemos de tudo isso como novas pessoas.

Outro assunto interessante que queremos abordar é que, por mais que tenhamos consciência de todas essas características e dicas, em algum dia o emocional se descontrola e ficamos inertes. Perguntamos à Adriana o que ela recomenda para sairmos rapidamente deste estado emocional de sofrimento, dor e medo de perder o trabalho, de se contaminar, de transmitir o Covid-19 às pessoas que amamos, para darmos sequência às dicas mencionada anteriormente?

“Primeiro entendimento do medo, é um processo normal e saudável desde que não me paralise e não me tire completamente do meu eixo. O medo me conecta com o aspecto mais profundo de sobrevivência, por isso, ele é bom porque faz com que eu não me exponha a riscos desnecessários. A saída é o autoconhecimento. Se está com angústia, deve entender o motivo desse sentimento.”

Partindo do ensinamento de que a profundidade vem do simples e do essencial, Adriana diz que o primeiro passo é RESPIRAR e nos ensina rapidamente uma técnica de respiração. “Você inspira em quatro tempos, segura o ar em quatro tempos, solta em quatro tempos e permanece sem ar por quatro tempos.” 

Adriana é mergulhadora e nos dá um exemplo que aprendeu com esse esporte, quando você se vê com muito medo porque aconteceu algo, “você PARA, PENSA e AGE! 

É preciso às vezes me centrar e me conectar, pensar racionalmente em algumas formas de responder ao que nos incomoda e agir, dessa forma saímos do automático da ação e reação, porque quando estamos no estado de ação e reação estamos com o subconsciente trabalhando por nós e ele trabalha em cima da nossa história, das nossas respostas mais comuns e não estamos vivendo um momento comum para usar as mesmas respostas.”

Adriana explica que também tem outras técnicas como por exemplo o EFT (emotional freedom technique) que é uma técnica de liberação emocional que trabalha em cima dos pontos dos meridianos da acupuntura com toques e ela fez um vídeo com os protocolos do EFT específicos para quem tem medo de pegar o coronavírus e que está disponível em seu canal no youtube. 

Desejamos que essas técnicas possam contribuir para que nossa comunidade esteja mais forte, mais resistente e para que possamos escrever uma nova história, uma história de vitórias para as nossas vidas.

Foto: Shutterstock
Edição: Diego Visachi

2 thoughts on “3 dicas para ter equilíbrio emocional no pós pandemia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *