Como descobrir se a tecnologia é responsável pela falta de produtividade do seu negócio?

Há tempos acreditamos que a tecnologia estava afastando as pessoas e hoje sabemos que não é bem assim. A tecnologia nos provou que veio para nos ajudar e nos aproximar. 

Em tempos de quarentena onde a maioria dos profissionais estão trabalhando em home office, os dados das empresas ficaram mais vulneráveis, os profissionais sentem a necessidade de aumentar ou mesmo “provar” sua produtividade. E como a Tecnologia da Informação pode nos ajudar com essas questões?

Convidamos para o Café com Propósito o Fernando Velasco que é empresário desde os 18 anos, tem 20 anos de experiência em TI, é professor a 11 anos e é sócio da EXE Soluções. A EXE está no mercado entregando soluções em TI desde 2006 e tem como propósito contribuir para o progresso da vida e sua missão é trabalhar com as empresas otimizando processos e resultados.

Devido a pandemia, a EXE adotou o home office 15 dias antes do primeiro decreto de quarentena solicitando para as pessoas ficarem em casa, se estruturando antecipadamente para poder atender adequadamente aos clientes. Nesse período as solicitações dos clientes, os chamados “tickets”, aumentaram consideravelmente, em março o volume era 3 vezes maior.

A mudança para home office dos clientes da EXE foi bastante tranquila, a maior demanda veio de novos clientes que não tinham estrutura para essa migração. Segundo Fernando, as empresas precisam ter mobilidade, poder trabalhar de ambientes diferentes sem ter retrabalho, sem necessitar de ferramentas diferentes e trabalhar como se estivesse sentado numa mesa de escritório.

Como manter minhas informações em segurança?

Fernando nos contou que somente em março de 2020 tivemos um aumento nos ataques a informação de absurdos 30.000%, a maioria com temas como: descobriram a vacina do Covid-18, teste gratuito, taxas e índices e uma infinidade de assuntos gerados pela pandemia e que foram explorados pelos hackers e pessoas mal intencionadas. Segundo o especialista, cerca de 90% das pessoas só dão valor às informações depois que algo acontece, e uma forma simples e de baixo custo de manter a segurança da informação é ter um bom backup e um bom antivírus, caso contrário uma empresa pode perder tudo e ter um grande prejuízo “do dia pra noite”, como aconteceu com uma empresa que se tornou cliente da EXE pois, mesmo tendo uma equipe de TI interna, não tiveram a devida atenção aos backups e tiveram de manter a empresa fechada por mais de 30 dias tentando recuperar parte das informações.

DICA 1: Faça um bom backup e cuide com prevenção.

Um dos valores muito forte da EXE é o zelo, é cuidar do cliente em 360 graus e a Lígia da Nowa Eventos comentou, no segundo episódio do Café com Propósito, sobre uma palestra que o Fernando Velasco fez e falou do propósito, assista ao vídeo clicando aqui.

Com esse propósito e esse cuidado, o empresário só reforça que tecnologia não é só números ou só programação é também zelo e cuidado.

Produtividade

Essa é uma preocupação da EXE muito antes mesmo da pandemia, nos conta o especialista. A questão da produtividade é recorrente, os gestores acham que os colaboradores não estão rendendo o que poderiam render e, 90% das vezes, o que impede os profissionais de serem produtivos é o equipamento que ele utiliza, é a infraestrutura que a empresa fornece para ele trabalhar, e essas são situações muito simples de melhoria e com custo baixo. 

As empresas de pequeno e médio porte atrelam a tecnologia ao valor financeiro e o Fernando prova que não é assim, que “tecnologia tem a ver com conceito e não com equipamentos. Para ter mobilidade e produtividade, eu não preciso ter o equipamento mais caro, tenho que ter um equipamento atrelado e alinhado com a minha atividade. E às vezes são investimentos muito pequenos, são mudanças muito pequenas que fazem o funcionário trabalhar motivado, com o ‘micro’ respondendo”. “Eu costumo brincar que as pessoas falam: Ah meu computador está pensando, o computador não pensa, ele executa uma tarefa que você solicitou e se o seu computador está ‘pensando’, já é o primeiro sinal tem alguma coisa errada, você não pode ter que ficar esperando o seu computador responder”, existem soluções baratas e que cabem no bolso. Não é o equipamento caro e sim o equipamento certo!

Ter o equipamento certo gera motivação e com profissionais
trabalhando motivados tudo flui muito melhor.

A EXE está viabilizando treinamentos, workshops e palestras e entregando muito conteúdo sobre produtividade e como ter uma equipe motivada.

Super validamos o trabalho da EXE, são profissionais de extrema qualidade o zelo ao cliente, características do comportamento de todos os profissionais da EXE.

Dica 2: Não espere estourar o problema. Pensem sempre na prevenção.

Para comprovar o zelo que a equipe do Fernando tem com os clientes, nós da Visachi, entregamos kits de sachês com Cappuccinos di Venezia deliciosos aos clientes da EXE com muito carinho e com um convite especial para que eles pudessem desfrutar o importante momento da pausa para o café.

Durante o processo de descobrir o propósito, missão e valores da EXE, o Fernando destaca o quanto as pessoas são fundamentais pois não existe tecnologia que supra o discernimento, os sentimentos e ações das pessoas e encerra nos conscientizando que o que afasta as pessoas não é a tecnologia, mas o uso de qualquer ferramenta de forma errada e a tecnologia estava sendo usada errada, como na educação de crianças ocupando espaços que não eram para ser ocupados pela tecnologia, e hoje sabemos que bem empregada ela é responsável por salvar muitas famílias, no estudo, na convivência digital aproximando as pessoas com reuniões online, nas empresas podendo trabalhar e produzindo mesmo distanciadas. 

A tecnologia é fundamental e a EXE está aqui para ajudar as pessoas e empresas a utilizarem da forma mais correta e bem empregada possível garantindo os melhores processos e resultados.

Tem brinde surpresa para todos que assistirem essa edição do Café com Propósito.

Quer um diagnóstico gratuito de tudo o que está acontecendo na sua empresa, da sua rede, equipamentos, do que vc precisa ter para ter produtividade, mobilidade e tudo o que você precisa para trabalhar com excelência?

Assista ao vídeo até o fim e saiba como a EXE vai te devolver o controle da situação de tecnologia da sua empresa.

Não percam essa oportunidade! A hora é essa!

E aí, gostou? Se quiser mais conteúdos sobre tecnologia, se tiver dúvidas ou quiser abordar assuntos específicos comenta aí embaixo que convidaremos o Fernando para mais um bate papo no nosso café com propósito.

Foto: Pexels by energepic
Produção e Edição do vídeo: Diego Visachi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *