Aplique a comunicação S.C.O.T em seu atendimento, presencial ou online

O atendimento começa quando seu cliente vê o seu negócio, seja olhando sua vitrine, vendo seu anúncio, entrando em sua loja virtual ou em uma rede social.

Que um bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento é um fato, hoje em dia o atendimento é tão importante quanto o produto ou serviço, principalmente no meio digital, onde as pessoas buscam por informações antes de fechar um negócio e estão buscando soluções mais rápidas dos serviços de atendimento, é a principal ferramenta para a fidelização e ao mesmo tempo pode acabar com qualquer negócio se não for dada a devida atenção. E é por isso que aplicar a comunicação S.C.O.T. em seu empreendimento é importante.

A comunicação S.C.O.T. significa que um bom atendimento ao cliente deve possuir Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência, ao aplicar esses conceitos o empreendedor agrega qualidades como sinceridade e empatia naturalmente ao seu negócio, predicados essenciais para um bom relacionamento com os clientes.

Vamos detalhar cada conceito S.C.O.T.

Segurança

É preciso transmitir confiança ao cliente se comunicando de forma honesta e com conhecimento sobre o que está vendendo. Para isso é necessário estar muito bem informado acerca do produto ou serviço, conhecer bem seu público-alvo e compreender a filosofia da empresa. Caso em algum momento do atendimento algum questionamento não possa ser respondido, não tente responder de qualquer jeito e muito menos invente uma resposta, informe ao cliente que responderá em outro momento com as informações corretas e verificadas, ele precisa sentir que não precisa procurar outra pessoa para solucionar o seu problema.

Em uma venda online é de extrema importância que todas as informações sobre o produto ou serviço estejam a disposição, quanto melhor informado mais confiança seu cliente terá em comprar com você.

Clareza

O cliente precisa entender o que você está dizendo, o que são as informações que você está trazendo e o que ele deve fazer com essas informações, evite gírias e palavras muito técnicas se não for uma conversa técnica, falar com clareza e propriedade sobre um produto ou serviço transmite confiança aumentando seu interesse em o adquirir.

Em uma venda online a clareza é ainda mais importante, visto que a interpretação das pessoas em uma leitura pode ser diferente de uma conversa direta, seja muito mais objetivo.

Objetividade

Seja direto, solucione da melhor forma possível no menor tempo possível, responda ao cliente apenas o que ele quer saber evitando respostas longas e enroladas, apenas entre em detalhes se estes forem questionados, seu cliente não gosta de enrolação então não o faça perder tempo.

Um atendimento online normalmente leva mais tempo que um atendimento presencial, seja rápido e objetivo a cada resposta.

Transparência

Seja sempre honesto, seu cliente precisa se sentir valorizado e respeitado recebendo informações precisas e coesas, seja claro ao informar as soluções de seu produto ou serviço, entregue exatamente o que for prometido e não prometa nada além do que se possa cumprir, não passe a ideia de que ele está sendo subestimado.

Durante um atendimento online você pode ter acesso a todo material necessário para responder de forma assertiva, inclusive podendo enviar arquivos ou links confirmando alguma informação caso necessário.

Aplique a comunicação S.C.O.T. em sua empresa e não esqueça de oferecer um saboroso cappuccino di Venezia ao seu cliente, vai potencializar ainda mais o seu atendimento.

Foto: tirachardz

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