Como os cuidados com a sua casa influenciam no trabalho?

Vamos falar sobre 3 dicas que podem ajudar você a ter mais harmonia em sua casa e em seu trabalho.

Em tempos de isolamento social, quarentena e home office, muitas pessoas estão se sentindo insatisfeitas e muito cansadas por trabalharem de casa. Se queixam de perder a hora, mesmo aquelas pessoas que já estavam acostumadas com o home office. 

As emoções ficam mais afloradas e acontece até uma certa desarmonia no lar e no trabalho. 

Para falar sobre esse assunto e nos dar dicas de como podemos melhorar isso, convidamos para o Café com Propósito a Elaine Cristian que é fundadora da empresa Elaine Cristian JL, ela é consultora de Feng Shui com formação em design de interiores, é personal organizer e especialista em nos despertar a olhar para nossa casa como um lar.

Comecei perguntando a Elaine se existe mesmo essa influência da nossa casa para o nosso trabalho e ela respondeu que não dá para separar muito, ainda mais agora que as pessoas estão trabalhando dentro de casa, em home office. É importante as pessoas entenderem como podem separar o convívio familiar do trabalho e como o dia pode ter um começo, meio e fim. 

A especialista também nos fala que as movimentações que acontecem lá fora, no nosso trabalho, saem de dentro da nossa casa. Se tem alguma coisa precisando de conserto em sua casa e esse conserto fica na área do trabalho, por exemplo, isso vai refletir no seu trabalho como um todo e pode refletir fortemente em sua vida.

Para quem nunca ouviu falar em Feng Shui, por onde podemos começar?

A consultora nos explica que o Feng Shui faz parte de uma das técnicas tradicionais chinesas e o papel dele é harmonizar, equilibrar e curar o ambiente. E para não envolver construções, o feng shui permite que se faça algumas curas no ambiente para que ele fique de acordo com a energia daquele local.

Elaine ressalta: “O feng shui não traz o pote de ouro no final do arco-íris, quem traz o pote de ouro somos nós. Qual é seu pote de ouro? Você precisa descobrir o que é um pote de ouro pra você. É ter mais amigos dentro de casa? É ter harmonia conjugal? Ter harmonia com seus filhos? Ter saúde? É ter uma dispensa cheia de alimentos? Ter criatividade? O que é o pote de ouro para você? Não é normal a gente achar que a vida é dura, ela é linda e tem que fluir e o Feng Shui é aplicado para harmonizar a nossa casa.”

Como podemos ter disposição e produtividade para o trabalho e harmonia em casa?

A especialista acredita que o que está cansando mais as pessoas é a falta de convívio com outras pessoas é a ”obrigação” de termos que ficar dentro de casa. “Uma coisa é você trabalhar de casa e outra é você ser obrigada a ficar dentro de casa.”

Antes da quarentena,  existia uma rotina e hoje todos estão juntos em casa, cada um em um canto com o celular, computador, internet e estamos aprendendo a lidar com tudo isso, toda esta mudança que foi imposta para nós. Para muitas pessoas isso é bom e para muitas outras isso ainda é um desafio.

Primeira dica: Recebemos de volta aquilo que agradecemos ou reclamamos.

“Todos os dias, ao abrir os olhos, devemos ter gratidão ao dia de vida que estamos tendo. Não podemos ser eternos insatisfeitos com a vida. Só pelo fato de abrirmos os olhos, já é uma dádiva de Deus e agradeça a Deus pelos detalhes que você tem, por poder pegar um café, por poder andar. A gratidão é muito forte porque a partir do momento que você começa a agradecer na essência a tudo o que você tem, o Universo te dá mais e se você ficar reclamando, ele vai te dar mais daquilo também.”

Segunda dica: Organizar é preciso.

Por ser design de interiores e personal organizer, a Elaine nos diz que não dá para harmonizar uma casa que tenha bagunça, é ruim trabalhar em uma mesa bagunçada e é preciso ter um espaço na sua casa destinada ao seu trabalho.

“Tenha um carinho pela sua mesa de trabalho a organização na sua mesa vai permitir que você tenha um dia de trabalho mais tranquilo, que a criatividade fique mais aguçada e que a relação com seus colaboradores e sua equipe mais tranquila.”

Como organizar a sua mesa de trabalho corretamente?

Terceira dica: Fortalecer as áreas da vida e do trabalho.

A consultora nos indica aplicar o Baguá, que é uma ferramenta do Feng Shui, em sua mesa de trabalho para fortalecer ainda mais cada área da sua vida. Essa ferramenta permite que você ative em sua mesa de trabalho setores como: Área do conhecimento e espiritualidade, área da família, da prosperidade, do sucesso, dos relacionamentos, da criatividade, dos amigos e viagens, do próprio trabalho e também da saúde.

A área da prosperidade é muito importante porque no Feng Shui ela representa a retenção do dinheiro que você ganha. Por exemplo, têm pessoas que são prósperas, ganham dinheiro mas gastam tudo com imprevistos, com um carro que quebra, com uma pane elétrica na casa, com algo inesperado e ativar esta área no Feng Shui ajuda a reter esse dinheiro. A área dos relacionamentos, para o trabalho, é sobre seu relacionamento com clientes e com pessoas que você negocia. A área da criatividade são aquelas ideias que borbulham, sobre as inovações que surgem na mente mas que nunca saem do papel, por isso, ativar corretamente esta área permite que as ideias se tornem realizáveis. Assim como todas as áreas do Baguá, essas três também são muito importantes.

Interessante não é? Mas como iniciar a aplicação dessa ferramenta na sua mesa de trabalho? A Elaine nos conta detalhes de cada área e como aplicar a ferramenta com dicas no vídeo acima, vale a pena assistir cada segundo.

E quem quiser harmonizar a sua casa, inovar no seu trabalho e ver a sua vida fluir, entre em contato com a Elaine. Ela inicia a consultoria com a análise da planta baixa da casa porque, segundo a especialista, a própria planta já diz um pouco o que está acontecendo naquele lar, pois quando há recuos dentro da construção existem áreas faltantes. Imagine você ter uma empresa que não tem a área do sucesso. Você pode fazer muitas coisas em sua vida e dificilmente vai atingir o sucesso esperado porque é como se você estivesse nadando contra a corrente. E com a análise da planta é possível encontrar as curas iniciais e o cristal é uma cura barata que não envolve obras e reformas.

Nós da Visachi validamos o trabalho da Elaine e percebemos que quando aplicamos a cura recomendada pela consultora de Feng Shui, as coisas fluem como se fossem mágicas. E prestem atenção porque pode ter aquele cantinho na sua casa que está precisando da sua atenção para poder fluir algumas áreas da sua vida como um todo.

Se você quiser mais dicas sobre este assunto, quiser saber o que é possível mudar para, efetivamente, tirar as ideias do papel e ver a sua vida fluir, comenta aqui que vamos convidar a Elaine para bater mais um papo com a gente.

Foto: Pexels by Skitterphoto
Produção e Edição do vídeo: Diego Visachi

1 thought on “Como os cuidados com a sua casa influenciam no trabalho?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *