Hoje muitos precisam trabalhar de casa, utilizando de um notebook, smartphones, tablets e todos os materiais que se utilizava no escritório, com essa invasão repentina do escritório em casa, sem um espaço para tal finalidade, a escolha correta do local de trabalho e a organização são fundamentais para se ter equilíbrio e produtividade.
Na edição anterior do Café com Propósito, falamos sobre como os cuidados com a sua casa influenciam no trabalho e também demos dicas sobre como organizar a sua mesa de trabalho, de acordo com o Feng Shui, e quem falou conosco sobre esses assuntos foi a especialista Elaine Criantian, fundadora da empresa Elaine Cristian JL, ela é consultora de Feng Shui com formação em design de interiores e também é personal organizer. A Elaine veio nos contar como podemos ter produtividade quando não temos um escritório em casa mas estamos trabalhando em home office.
Tem um lugar ideal para se trabalhar quando não temos escritório em casa?
A Elaine nos conta que o primeiro e mais importante passo é nos desvincularmos da cama. Ao acordar, tome um banho, troque de roupa, arrume-se e, só depois, inicie seu dia de trabalho. Ela conta que quem não faz isso, tem a sua produtividade reduzida no decorrer do dia. O ideal era ter um escritório e se possível fora da casa, como uma edicula, mas se não tem, vamos sair do quarto. O importante é não misturar a energia do nosso descanso com a energia do trabalho.
A palavra do momento é: equilíbrio. Seja da forma que for, encontre o seu ponto de equilíbrio
Como escolher o melhor ambiente para trabalhar?
- A especialista nos conta que se você escolher trabalhar na sala de estar, deve ter cuidado porque a sala de estar é onde fazemos o convívio familiar e que as regras da edição anterior de ter a mesa de trabalho organizada e harmonizada de acordo com os guás, do feng shui, são válidas para qualquer mesa que você escolher trabalhar.
E uma informação muito importante que ela nos dá é entender primeiramente que você está trabalhando em casa, mas deve permitir-se também ter o convívio familiar. Não deixe isso se perder.
- Sobre trabalhar na sua mesa de jantar, a consultora nos diz que a mesa de jantar é o segundo item mais importante de uma casa. É uma das estruturas da casa, pois é ali que você passa momentos de alegria, que você se alimenta e que entra tudo para o seu organismo.
Se você escolher trabalhar em sua mesa de jantar, é preciso desmontar a sua mesa de trabalho todos os dias. A consultora reforça a importância de ter um começo, meio e um fim, todos os dias.
A dica da especialista é “tenha uma caixa organizadora para colocar o seu caderno, seu porta canetas, sua régua, seu notebook. Ao final do dia, você fecha e pronto. No dia seguinte você monta novamente. É muito importante ter essa finalização energética dentro de casa para poder seguir com o dia-a-dia.”
- Elaine ainda comenta que se você tiver o quartinho de empregada em casa e que está sem utilidade, seria muito bom que colocasse ali a sua mesinha de trabalho, se “desvinculando” do restante da casa. Às vezes se torna um quartinho com bagunça e que pode estar sendo mal aproveitado, transformá-lo em um ambiente de trabalho o deixará organizado e você terá seu dia mais produtivo. E caso você tenha esse quartinho, não é preciso muita coisa para transformar esse ambiente. Com uma tábua e duas mãos francesas e um vasinho de flor pequenininho já é o suficiente.
“Não importa aonde, mas deve ter começo, meio e fim. Sempre! e ter a convivência familiar. Se tiver que ser no quarto, não tem problema, desde que use a mesma regrinha do começo meio e fim.”
Quando estamos em um dia de trabalho na empresa, ao sairmos de lá, nos despedimos de todos e vamos para casa, mudamos de ambiente, de ar. E quando estamos em casa não. Simplesmente desligamos o computador e continuamos ali, naquele mesmo clima. Acreditamos que esse é um dos culpados dos nossos dias estarem sendo tão pesados, porque na correria, não lembramos de encerrar o dia de trabalho. E a consultora reforça mais uma vez que é importante ter um começo, meio e fim, e seguir sempre a regra do equilíbrio. “Ultimamente, não temos tempo para mais nada. As pessoas estudam e trabalham o dia inteiro e tudo parece estar em desordem. Para onde você olha tem celular, notebook, caderno e isso vai se tornando em um desgaste visual muito grande que não nos permite descansar.”
Descansar é muito importante. Elaine aprendeu com uma pessoa que admira muito que é necessário dormir em um dia e acordar no outro. Às vezes não é o home office que tem cansado as pessoas, a questão é de encerrar mesmo aquele dia.
Caso que eu escolha a mesa de jantar para trabalhar, no momento do almoço devo desmontar tudo ou posso simplesmente arrumar metade da mesa para o almoço?
Elaine no responde dizendo que este não é o mundo ideal, mas se conseguir fazer isso, está bom porque a hora do almoço já quase não existe mais e o que temos agora é o momento de refeição e que deixar a mesa de trabalho montada tem um propósito.
Ela ainda nos diz que o que não pode é ter bagunça, mas que a adaptação, às vezes, é necessária para a rotina corrida dos nossos dias e se conseguirmos adequar nosso dia para o que já temos, está ótimo! O ideal mesmo seria uma edícula, mas essa não é a realidade de muitos, então, devemos dar importância mesmo para encontrar o equilíbrio.
A consultora também tem dicas de como harmonizar o cantinho da criatividade, pois muitas vezes temos ideias inovadoras de mudanças mas não conseguimos tirar do papel e colocar em prática e pode ser que seja esse cantinho específico que está precisando de um cuidado especial na sua casa.
A Elaine está a disposição para nos dar dicas sobre a criatividade e, caso este assunto interesse para você, comente aqui ou no nosso canal que vamos pedir para a Elaine gravar conosco novamente.
Participem também do “Sofá das 5” na página do Instagram @elainecristianjl todos os sábados às 17h que é uma live que a consultora faz e sempre convida algumas pessoas que estão assistindo para entrarem com ela na live e fazerem perguntas ou darem depoimentos. Nós validamos e recomendamos muito o trabalho da Elaine.
Dica final:
“Trabalhe, viva, aprende a conviver com seus amigos, com seu bichinho de estimação, com seus filhos, seus familiares que você só tem a ganhar. Tudo na vida da gente acaba prosperando. porque se você der amor, não tem como não receber amor.”
Esperamos que você se sinta mais leve e realizado quando colocar essas dicas em prática.
Foto: Pexels by Peter Olexa
Produção e Edição do vídeo: Diego Visachi